Conheça a Patrícia

Meu nome é Patrícia Nogueira Hübler, tenho 44 anos, sou casada e mãe de 2 filhos: Rafaela e Frederico. Sou formada em Informática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com Pós-Graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Iniciei minhas atividades profissionais aos 16 anos, quando fui emancipada. Trabalhei em diferentes segmentos, tais como: comércio, prestação de serviços, escolas, universidades e empresas. Dentre minhas principais atuações, posso destacar as seguintes: 

  • Colégio Marista Nossa Senhora das Graças, local onde trabalhei com crianças e adolescentes como professora no laboratório de informática, por 3 anos e meio. 
  • Universidade Luterana do Brasil, onde atuei por 11 anos como professora e coordenadora dos cursos superiores de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do Campus Gravataí. 
  • Xerox do Brasil, onde atuei como Analista de Negócios em todo o Brasil por 4 anos e meio. 
  • Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Canoas, onde atuo como professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), com 40h dedicação exclusiva. Ingressei no serviço público em junho de 2010.
  • Além de professora dos cursos da área de Informática, também atuei como:
    • Coordenadora do Curso Técnico Subsequente em Informática: de agosto de 2010 a dezembro de 2010.
    • Diretora de Ensino do campus: de janeiro de 2011 a abril de 2013. 
    • Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: de março de 2014 a maio de 2018. 
    • Pró-Reitora Adjunta de Ensino: de junho de 2018 até hoje. 

Também fui conselheira do CONSUP, representando o segmento docente de 2017 a 2018, além de ter participado de diferentes comissões, conselhos e do NDE do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Enquanto Diretora de Ensino, nos primeiros anos do Campus Canoas, estive à frente do processo de recebimento de equipamentos dos laboratórios de Automação Industrial, os quais foram doados pela REFAP. Participei do processo de elaboração da Organização Didática do Campus Canoas e, atualmente, enquanto Pró-Reitora Adjunta de Ensino, participei do processo de revisão da Organização Didática do IFRS, da elaboração do edital de projetos indissociáveis da Reitoria e da melhoria permanente dos processos de ingresso discente, atuando no aperfeiçoamento do sistema de inscrição, na elaboração dos materiais de divulgação para que cheguem aos campi antes da abertura do período de solicitação das isenções e na inclusão dos cursos de educação de jovens e adultos no processo de ingresso regular. Acompanhei a aprovação do Plano Estratégico de Permanência e Êxito e da Política do Ensino Médio Integrado. Além disso, participei da organização do I Desafio Criativo do IFRS, realizado no ano de 2018, e do II Fórum de Educação Profissional e Tecnológica do IFRS, realizado em 2019.

Atuei, também, na elaboração e na atualização de projetos pedagógicos de cursos e em vários projetos de pesquisa e extensão, podendo citar dois que receberam verbas de fomento externo para aquisição de equipamentos e para bolsas de estudantes, sendo submetidos a editais do CNPq:

  • Logic: projeto que envolve o ensinar e o aprender de Lógica de Programação e sua implementação em linguagem C, para o qual houve a parceria com escolas do município de Canoas. A escola mais atuante foi a Guajuviras, parceria que possibilitou a submissão de outro projeto – Amparo. O Logic é um projeto de extensão, que continuou ocorrendo com fomento interno mesmo depois da vigência do edital do CNPq. 
  • Amparo: projeto que envolve ambiente de Programação Android para robôs. É um projeto de pesquisa alinhado a outros projetos que estavam em andamento no campus no período. 

Os demais projetos, bem como sua descrição completa, podem ser encontrados no currículo Lattes disponível pelo link: http://lattes.cnpq.br/4193960379840980

“Eu conheço a tua história. Já fui aluna de instituição privada e de instituição pública. Já trabalhei em pequena empresa e em multinacional. Sou professora e tenho experiência como gestora. Participo da vontade de mudança e de conhecimento. Sou mãe, sou mulher e acredito que estou preparada para enfrentar o dia a dia da forma como sempre fiz: superando obstáculos!

Patrícia Nogueira Hübler

Galeria >>