Plano de Gestão 2020-2024 – Ações: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inclusão | Situação |
Consolidar e expandir cursos em consonância com os arranjos produtivos, culturais e sociais locais, alinhados ao PDI 2019-2023. – Realizar estudos de demanda de recursos humanos: carga horária docente e de servidores técnico-administrativos para verificar a possibilidade de ampliação do número de cursos, priorizando a verticalização dos cursos existentes. | Ampliação do número de vagas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio com a duplicação dos cursos no turno da manhã |
Expandir o número de vagas ofertadas, a partir de levantamentos de demanda, estrutura, recursos humanos e orçamento, alinhados ao PDI 2019-2023. | Ampliação do número de vagas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio com a duplicação dos cursos no turno da manhã |
Apoiar e fornecer o suporte necessário à organização dos movimentos estudantis e à criação de espaços institucionais para discussões dos estudantes. – Disponibilizar sala fixa para a organização dos movimentos estudantis. – Organizar reuniões com as representações estudantis para conhecimento e auxílio em suas demandas. | – Disponibilizado o espaço destinado a partir do GT de espaços físicos – Reuniões de início de mandato realizada e outras organizadas conforme demanda. – Acompanhamento das ações do Grêmio pela Coordenadoria de Assistência Estudantil |
Fortalecer o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e reafirmar o compromisso institucional com a oferta dessa modalidade. – Ampliar a divulgação do curso e o envolvimento dos estudantes nas atividades do campus. | Acompanhamento e presença da Equipe Diretiva nas atividades do curso |
Apoiar a divulgação do acervo digital para qualificar o atendimento nas bibliotecas do IFRS. – Buscar dados frequentes de uso da biblioteca e trabalhar em ações de divulgação do acervo. | Edital de apoio ao acervo bibliográfico para cursos de pós-graduação. |
Trabalhar pela disponibilização e liberação de códigos de vagas nos cargos vinculados a inclusão e acessibilidade, como por exemplo, de tradutor/intérprete de Libras e profissionais que possam atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE), conforme as necessidades dos estudantes e servidores, em conjunto com a Reitoria do IFRS. | Contratação de profissionais terceirizados |
Apoiar e incentivar os programas de sensibilização e comunicação sobre as atividades dos núcleos de ações afirmativas: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS). | Apoio na divulgação das atividades e participação. Disponibilização de espaço adequado para os núcleos |
Valorizar a #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia como periódico acadêmico do Campus Canoas e do IFRS. | Estagiário da Pesquisa com funções vinculadas ao periódico |
Estimular a criação do centro de línguas do campus a partir do fortalecimento dos projetos de extensão já existentes e da organização de espaço adequado para as atividades. | Espaço adequado para o centro de línguas e culturas |
Estimular a participação de servidores técnico-administrativos em editais de publicação de produção acadêmica/científica como autores e co-autores. | Divulgação contínua de editais. Espaço de divulgação da produção científica de servidores juntamente à Comunicação. |
Buscar formas de combate à evasão, fornecendo condições de permanência nos cursos ofertados no campus. – Identificar as principais causas de evasão. – Organizar ações de acolhimento e acompanhamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade. | – Ações de acolhimento e de acompanhamento realizadas em conjunto com os setores Pedagógico, CAE e servidoras terceirizadas para atuação junto ao NAPNE. – Novas formas de combate à evasão ainda devem ser encontradas |
Promover eleições para a escolha de coordenadores de cursos. – Elaborar editais com a definição de requisitos necessários para os processos de avaliação e reconhecimento, quando for o caso. – Incentivar a votação pelos membros dos colegiados. | Regulamento elaborado por Grupo de Trabalho específico, aprovado pelo Concamp. Eleição já realizada |
Constituir Núcleos por áreas de conhecimento: – Elaborar um regimento próprio para o funcionamento dos núcleos. – Núcleos compostos por docentes, de acordo com suas áreas de atuação no campus e, de forma facultativa, por servidoras/es técnico-administrativas(os). – Realizar eleição de coordenadoras/es desses núcleos, a serem eleitas/os por seus pares. – Encaminhar demandas diversas trazidas por componentes dos núcleos, relacionadas a cursos ou a outras esferas institucionais. | Regulamento elaborado por Grupo de Trabalho específico, aprovado pelo Concamp. Núcleos constituídos |
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Plano de Gestão 2020-2024 – Ações: Qualificação de Servidores | Situação |
Criar ações que melhorem a integração entre os servidores. | Eventos foram realizados e a participação foi por adesão |
Estabelecer diálogo constante com a CIS e CPPD, para a identificação de ações voltadas à melhoria do ambiente organizacional e à qualidade de vida dos servidores. | Fortalecimento da comissão de dimensionamento, com representantes da CIS e da CPPD |
Desenvolver ações de prevenção e combate a todos os tipos de assédio, melhorando as relações interpessoais, em conjunto com a Reitoria do IFRS. | Divulgação da política de Assédio do IFRS nas formações do Campus Canoas e participação de formação de gestores na Reitoria do IFRS |
Realizar ambientação para novos servidores, com a apresentação de todos os setores do campus. | Atividade realizada pela CGP |
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Plano de Gestão 2020-2024 – Ações: Processos Administrativos e de Gestão | Situação |
Realizar reuniões periódicas com os servidores. | Reuniões realizadas, muitas delas por meio de video conferência com as gravações disponíveis para acesso |
Desenvolver um canal para qualificar a comunicação da gestão com a comunidade, melhorando a transparência. | Criação do grupo de whatsapp para servidores |
Criar mecanismos para analisar e avaliar, de forma periódica, o andamento das ações desenvolvidas pelo campus, a partir do plano de ação. | Plano de ação disponivel para acompanhamenrto pelo SIFRS |
Publicizar ações realizadas. | Reforço do uso das redes sociais |
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Plano de Gestão 2020-2024 – Ações: Relacionamento com as Comunidades Interna e Externa | Situação |
Fomentar as atividades de integração (jogos, atividades culturais e acadêmicas) com a comunidade acadêmica. | Atividades realizadas por meio dos projetos de extensão e pela participação em eventos do município |
Participar de conselhos, comissões e entidades representativas do município de Canoas. | A Direção Geral atua como representante do campus em atiidades e conselhos do município |
Manter articulação constante com o Governo Municipal. | A Direção Geral atua como representante do campus em atiidades e conselhos do município |
Ampliar a comunicação dos diferentes setores do Campus por meio das mídias sociais. | Reforço do uso das redes sociais |
Buscar parcerias com setores da comunidade local, a fim de fortalecer a imagem institucional. | Realizado por meio da participação da Direção-Geral em eventos do Município e do cadastro do Campus junto ao CATI – Comitê da área de Tecnologia da Informação, o que possibilita a captação de recursos pelo uso da Lei de Informática |
Fomentar a criação de cursos de extensão para capacitação da comunidade interna e externa e de servidores municipais e estaduais (ex: professores da rede municipal e estadual, etc.). | Oferta de cursos EJA-FIC |
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Plano de Gestão 2020-2024 – Ações: Infraestrutura | Situação |
Trabalhar no atendimento do PDI 2019-2023. | Várias ações presentes no PDI 2019-2023 foram concretizadas |
Trabalhar na elaboração do projeto e na execução para adequação da quadra de esportes, com fechamento parcial para diminuição da corrente de ar. | Quadra de esportes fechada com recursos obtidos de emenda parlamentar |
Viabilizar a criação de um grupo de trabalho (GT) de demanda de espaços de forma que sejam trazidas as demandas dos servidores e dos discentes, ouvidas as solicitações e montadas propostas de acordo com as necessidades apontadas, as particularidades técnicas de infraestrutura e a disponibilidade dos espaços existentes. | GT criado. De forma transparente e coletiva analisou as demandas de infraestrutura, o que possibilitou a organização de vários espaços do campus. |
Readequar os espaços físicos existentes para melhores resultados das ações pedagógicas e administrativas. | Concluído! GT criado. De forma transparente e coletiva analisou as demandas de infraestrutura, o que possibilitou a organização de vários espaços do campus. |
Organizar um espaço para as atividades dos núcleos de ações afirmativas. | Conculído! GT criado. De forma transparente e coletiva analisou as demandas de infraestrutura, o que possibilitou a organização de vários espaços do campus. |
Organizar um espaço para a realização de atividades vinculadas à arte e à cultura. | Concluído! GT criado. De forma transparente e coletiva analisou as demandas de infraestrutura, o que possibilitou a organização de vários espaços do campus. |
Organizar um espaço para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. | Concluído! GT criado. De forma transparente e coletiva analisou as demandas de infraestrutura, o que possibilitou a organização de vários espaços do campus. |
Trabalhar na busca de recursos para aquisição de mobília/equipamentos para o novo prédio do campus. | Recebemos várias doações, o que permitiu a mobília do novo prédio |