Equipe

Como forma de demonstrar transparência, aqui está a equipe convidada a fazer parte da gestão e que pensou, em conjunto, nas propostas iniciais que são apresentadas no plano de gestão:

  • Diretoria de Administração e Planejamento: Julio Moisés da Silva
    • Breve currículo: Possui graduação em Sistemas para Internet pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, pós-graduação em Engenharia de Projetos de Circuitos Eletrônicos pela AVM Educacional, especialização técnica em Eficiência Energética em Edificações. Possui certificação CMVP – Certified Measurement and Verification Professional – EVO. Atua há 20 anos na área de Eletrônica. Atualmente é Técnico de Laboratório – Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Canoas, onde desempenha a função de Coordenador de Infraestrutura. Além disso, é o atual Diretor de Administração substituto, na ausência do titular. 
  • Coordenador Orçamentário e Financeiro: Jair Bruschi Junior
    • Breve currículo: Graduado em Tecnologia em Processos Gerenciais e especialista na área de Gestão Pública. Trabalhou em escritório de contabilidade e distribuidora de insumos agrícolas entre 2003 e 2010, quando ingressou no IFRS Canoas. No IFRS, foi coordenador de infraestrutura, gestor de contratos, coordenador de execução financeira e orçamentária e atual Diretor de Administração e Planejamento, desde 2019.
  • Diretoria de Ensino: Alexandre Tadachi Morey
    • Breve currículo: Atua como professor desde 2003. Em 2017 ingressou como professor do IFRS no Campus Canoas, desde então vem atuando em diferentes cursos, comissões, colegiados e projetos. Graduado em Ciências Biológicas, Especialista nas áreas de Ensino, Saúde e Bioinformática, Mestre em Biotecnologia, Doutor em Microbiologia e Pós-Doutor em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou como professor de ciências e biologia em escolas e em cursos de graduação e pós-graduação em faculdades e universidades, públicas e privadas. Foi coordenador de pesquisa e extensão de faculdades particulares. É revisor de diferentes periódicos na área de Microbiologia e Ensino de Ciências Biológicas e já atuou em mais de 20 projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente é o Diretor de Ensino do Campus Canoas, desde 2020.
  • Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional: Bruno Diniz Machado
    • Breve currículo: Administrador, formado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/ RS) -2011, Especialização em Logística pela Faculdade Anhanguera de Rio Grande 2012. Experiência profissional com atuação como Supervisor Censitário – IBGE (2009-2010), Agente de Importação e Exportação CCGL – Logística (2010-2013). Ingresso no serviço público federal em 2014 na UFRS-Litoral Norte como Assistente em Administração. Em 2017 assumiu a função de Diretor da Divisão de Logística de Bens e Serviços ligado à Direção Administrativa do Campus Litoral Norte. Ingresso no cargo de Administrador no IFRS em 2017 na reitoria, atuou no Departamento de Planejamento Estratégico ligado à PRODI, trabalhou principalmente em atividades relativas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Plano de Ação e Relatório de Gestão do IFRS, assumiu a chefia do departamento de 2020 a 2021. Atualmente trabalha como Coordenador de Desenvolvimento Institucional (DI) do Campus Canoas, com atividades ligadas ao Desenvolvimento Institucional (PDI, Plano de Ação e Relatório de Ações e Resultados), Presidente da Comissão Permanente de Ingresso Discente (COPPID), atuando junto à comissão na organização e execução dos Processos Seletivos do Campus.
  • Coordenadoria de Ensino: Omar Junior Garcia Silveira
    • Breve currículo: Licenciado em Física (1996), Mestre em Física (1999) e Doutor em Física (2003) pelo Instituto de Física da UFRGS. Ingressou na carreira EBTT em fevereiro de 2011. No Campus Canoas, já foi membro da SPA (Subcomissão Própria de Avaliação), dos NDE dos cursos superiores de Tecnologia em Automação Industrial e Matemática – Licenciatura – e presidente e secretário da CPPD. Atualmente é membro do NAPNE, de vários colegiados, comissões e é o atual Coordenador de Ensino do IFRS – Campus Canoas – desde março de 2020.
  • Coordenadoria de Extensão: Marcos Daniel Schmidt de Aguiar
    • Breve currículo: Geógrafo e professor, atuou no serviço público estadual por mais de 20 anos. Como geógrafo,  desenvolveu trabalho constante na pesquisa e no levantamento de dados municipais e regionais em instituições públicas e privadas, universidades, entidades sindicais e cooperativas. Colaborou e trabalhou em ações de extensão rural em diferentes projetos e programas, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Coordenou e dirigiu equipes de trabalho em convênios e termos de cooperação técnica com IBGE, INPE, Embrapa, UFSM, UFRGS, URI, Exército Brasileiro e Banco Mundial. Na carreira docente, iniciada em 1995, trabalhou com ensino técnico, ensino médio e educação de jovens e adultos. No centro universitário FACCAT, em Taquara, junto com outros colegas, iniciou o Curso Superior de Turismo no ano 2000. Em 2010, ingressou no IFRS Campus Osório, atuando primeiramente no Curso Técnico Subsequente de Guia de Turismo. Foi Diretor de Ensino daquela unidade entre 2012 e 2013, oportunidade em que conheceu a professora Patrícia Hübler. Participou das Comissões de Gerenciamento de Ações de Extensão, da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e da Comissão Permanente de Pessoal Docente, como suplente. Coordenou entre 2014-2016 Projeto de Extensão interinstitucional com UFRGS e UERGS, com recursos do CNPq e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para organizar o Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral do RS. Em 2015, removido ao Campus Canoas, fez parte da Comissão Permanente de Pessoal Docente e da Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino. Atua no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e no grupo de pesquisa em Ciências Humanas e Educação Profissional do Campus Canoas, além de coordenar e colaborar em diferentes projetos de ensino. Atualmente é o Coordenador de Extensão do Campus Canoas, desde 2020.
  • Coordenadoria de Pesquisa: Cimara Valim de Melo
    • Breve currículo: Licenciada em Letras – Português e Inglês – pela FAPA (2003), Mestre em Letras (2005) e Doutora em Letras (2010) pela UFRGS. Possui Pós-Doutorado pelo King’s Brazil Institute (King’s College London), com pesquisas realizadas em parceria com instituições de ensino do Brasil e do Reino Unido. É professora desde 1998 e pesquisadora com relevante produção científica na área de Estudos Literários, atuando como coordenadora da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) desde 2011. Atuou como professora de língua e literatura em todos os níveis e modalidades de ensino e, no Campus Canoas, onde trabalha como professora EBTT desde 2010, já fez parte da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI) e coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Canoas, desde 2020.
  • Chefia de Gabinete: Nara Milbrath de Oliveira
    • Formada no curso de Magistério no ensino médio e graduada em Educação Física e Técnico em Desporto, pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, ministrou aulas no ensino fundamental e médio na rede estadual do RS por dez anos. Possui especialização em Educação, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ e mestrado em Informática na Educação, pelo Campus Porto Alegre do IFRS. Entrou no Serviço Público Federal em janeiro de 2009, no Campus de Rio do Sul do IF Catarinense, e foi redistribuída para o Campus Canoas em julho de 2010. No Campus Canoas foi coordenadora do Setor de Registros Escolares de setembro de 2010 até fevereiro de 2020. Atuou, como conselheira substituta do CONSUP, na organização do Regimento do IFRS e dos Regimentos dos Campi no ano de 2012. Representou o segmento Técnico Administrativo como conselheira do CONCAMP, de setembro de 2012 a outubro de 2014. Participa da Comissão de Gerenciamento de Extensão – CGAE desde 2011 até a presente data. Participou da Comissão Permanente de Seleção de Estudantes de março de 2012 a agosto de 2014 e de setembro de 2016 até 2018, quando esta comissão passou a se chamar Comissão Permanente de Processo de Ingresso Discente – COPPID, da qual ainda faz parte.  É a titular da chefia de gabinete do Campus desde fevereiro de 2020.

Participe desde já! Contribua com sugestões, críticas e comentários por meio do contato deste site.