Equipe

Como forma de demonstrar transparência, aqui está a equipe convidada a fazer parte da gestão e que pensou, em conjunto, nas propostas iniciais que são apresentadas no plano de gestão:

  • Diretoria de Administração e Planejamento: Jair Bruschi Junior
    • Breve currículo: Graduado em Tecnologia em Processos Gerenciais e especialista na área de Gestão Pública. Trabalhou em escritório de contabilidade e distribuidora de insumos agrícolas entre 2003 e 2010, quando ingressou no IFRS Canoas. No IFRS, foi coordenador de infraestrutura, gestor de contratos, coordenador de execução financeira e orçamentária e atual Diretor de Administração e Planejamento. Participou de comissões relacionadas ao PDI 2019/2023 e atualmente é membro da CIS.
  • Diretoria de Ensino: Alexandre Tadachi Morey
    • Breve currículo: Atua como professor desde 2003. Em 2017 ingressou como professor do IFRS no Campus Canoas, desde então vem atuando em diferentes cursos, comissões, colegiados e projetos. Graduado em Ciências Biológicas, Especialista nas áreas de Ensino, Saúde e Bioinformática, Mestre em Biotecnologia, Doutor em Microbiologia e Pós-Doutor em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou como professor de ciências e biologia em escolas e em cursos de graduação e pós-graduação em faculdades e universidades, públicas e privadas. Foi coordenador de pesquisa e extensão de faculdades particulares. É revisor de diferentes periódicos na área de Microbiologia e Ensino de Ciências Biológicas e já atuou em mais de 20 projetos de ensino, pesquisa e extensão.
  • Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional: Vitor Secretti Bertoncello
    • Breve currículo: Graduado em Sistemas de Informação pela Unifra (2008), Mestre em Computação Aplicada pela Unisinos (2017). Ingressou como Analista de Tecnologia da Informação do IFRS no Campus Canoas em 2010. Até então tem sempre procurado participar de grupos colegiados, projetos e demais iniciativas. Foi representante técnico-administrativo do Campus Canoas no Conselho Superior do IFRS (Consup) de 2017 a 2019. Atualmente é Coordenador de Desenvolvimento Institucional.
  • Coordenadoria de Ensino: Omar Junior Garcia Silveira
    • Breve currículo: Licenciado em Física (1996), Mestre em Física (1999) e Doutor em Física (2003) pelo Instituto de Física da UFRGS. Ingressou na carreira EBTT em fevereiro de 2011. No Campus Canoas, já foi membro da SPA, da CPPD, do NAPNE, do NDE do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, foi Coordenador de Ensino e presidente do GT Demanda Docente. Atualmente é membro de vários colegiados, do NDE  do Curso Superior de Licenciatura em Matemática e representante dos docentes no CONCAMP.
  • Coordenadoria de Extensão: Marcos Daniel Schmidt de Aguiar
    • Breve currículo: Geógrafo e professor, atuou no serviço público estadual por mais de 20 anos. Como geógrafo,  desenvolveu trabalho constante na pesquisa e no levantamento de dados municipais e regionais em instituições públicas e privadas, universidades, entidades sindicais e cooperativas. Colaborou e trabalhou em ações de extensão rural em diferentes projetos e programas, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Coordenou e dirigiu equipes de trabalho em convênios e termos de cooperação técnica com IBGE, INPE, Embrapa, UFSM, UFRGS, URI, Exército Brasileiro e Banco Mundial. Na carreira docente, iniciada em 1995, trabalhou com ensino técnico, ensino médio e educação de jovens e adultos. No centro universitário FACCAT, em Taquara, junto com outros colegas, iniciou o Curso Superior de Turismo no ano 2000. Em 2010, ingressou no IFRS Campus Osório, atuando primeiramente no Curso Técnico Subsequente de Guia de Turismo. Foi Diretor de Ensino daquela unidade entre 2012 e 2013, oportunidade em que conheceu a professora Patrícia Hübler. Participou das Comissões de Gerenciamento de Ações de Extensão, da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e da Comissão Permanente de Pessoal Docente, como suplente. Coordenou entre 2014-2016 Projeto de Extensão interinstitucional com UFRGS e UERGS, com recursos do CNPq e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para organizar o Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral do RS. Em 2015, removido ao Campus Canoas, fez parte da Comissão Permanente de Pessoal Docente e da Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino. Atua no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e no grupo de pesquisa em Ciências Humanas e Educação Profissional do Campus Canoas, além de coordenar e colaborar em diferentes projetos de ensino. Atualmente preside o Colegiado da CPPD Central do IFRS. 
  • Coordenadoria de Pesquisa: Cimara Valim de Melo
    • Breve currículo: Licenciada em Letras – Português e Inglês – pela FAPA (2003), Mestre em Letras (2005) e Doutora em Letras (2010) pela UFRGS. Possui Pós-Doutorado pelo King’s Brazil Institute (King’s College London), com pesquisas realizadas em parceria com instituições de ensino do Brasil e do Reino Unido. É professora desde 1998 e pesquisadora com relevante produção científica na área de Estudos Literários, atuando como coordenadora da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) desde 2011. Atuou como professora de língua e literatura em todos os níveis e modalidades de ensino e, no Campus Canoas, onde trabalha como professora EBTT desde 2010, já fez parte da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI) e coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão. Atualmente, é membro nato do Conselho Editorial do IFRS, além de membro do NDE do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, estando envolvida na elaboração do curso de pós-graduação lato sensu na área de linguagens, previsto no PDI 2019-2023.

Participe desde já! Contribua com sugestões, críticas e comentários por meio do contato deste site.

v