- Consolidar e expandir cursos em consonância com os arranjos produtivos, culturais e sociais locais, alinhados ao PDI 2019-2023.
- Realizar estudos de demanda de recursos humanos: carga horária docente e de servidores técnico-administrativos para verificar a possibilidade de ampliação do número de cursos, priorizando a verticalização dos cursos existentes.
- Expandir o número de vagas ofertadas, a partir de levantamentos de demanda, estrutura, recursos humanos e orçamento, alinhados ao PDI 2019-2023.
- Apoiar e fornecer o suporte necessário à organização dos movimentos estudantis e à criação de espaços institucionais para discussões dos estudantes.
- Disponibilizar sala fixa para a organização dos movimentos estudantis.
- Organizar reuniões com as representações estudantis para conhecimento e auxílio em suas demandas.
- Fortalecer o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e reafirmar o compromisso institucional com a oferta dessa modalidade.
- Ampliar a divulgação do curso e o envolvimento dos estudantes nas atividades do campus.
- Apoiar a divulgação do acervo digital para qualificar o atendimento nas bibliotecas do IFRS.
- Buscar dados frequentes de uso da biblioteca e trabalhar em ações de divulgação do acervo.
- Trabalhar pela disponibilização e liberação de códigos de vagas nos cargos vinculados a inclusão e acessibilidade, como por exemplo, de tradutor/intérprete de Libras e profissionais que possam atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE), conforme as necessidades dos estudantes e servidores, em conjunto com a Reitoria do IFRS.
- Apoiar e incentivar os programas de sensibilização e comunicação sobre as atividades dos núcleos de ações afirmativas: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS).
- Valorizar a #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia como periódico acadêmico do Campus Canoas e do IFRS.
- Institucionalizar um comitê de internacionalização, com a participação dos três segmentos (servidores técnico-administrativos, professores, estudantes e membros externos).
- Estimular a criação do centro de línguas do campus a partir do fortalecimento dos projetos de extensão já existentes e da organização de espaço adequado para as atividades.
- Estimular a participação de servidores técnico-administrativos em editais de publicação de produção acadêmica/científica como autores e co-autores.
- Buscar formas de combate à evasão, fornecendo condições de permanência nos cursos ofertados no campus.
- Identificar as principais causas de evasão.
- Organizar ações de acolhimento e acompanhamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade.
- Estimular a criação de um observatório de permanência e êxito do Campus Canoas, para que trabalhe de forma alinhada ao observatório da Reitoria.
- Promover eleições para a escolha de coordenadores de cursos.
- Elaborar editais com a definição de requisitos necessários para os processos de avaliação e reconhecimento, quando for o caso.
- Incentivar a votação pelos membros dos colegiados.
- Ampliar a divulgação sobre os fluxos e procedimentos para realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, bem como elaborar uma cartilha a ser socializada com discentes e servidores.
- Constituir Núcleos por áreas de conhecimento:
- Elaborar um regimento próprio para o funcionamento dos núcleos.
- Núcleos compostos por docentes, de acordo com suas áreas de atuação no campus e, de forma facultativa, por servidoras/es técnico-administrativas(os).
- Realizar eleição de coordenadoras/es desses núcleos, a serem eleitas/os por seus pares.
- Encaminhar demandas diversas trazidas por componentes dos núcleos, relacionadas a cursos ou a outras esferas institucionais.
- Promover a elaboração coletiva da Política de Ensino do Campus Canoas.
- Promover a elaboração coletiva da Política de Extensão do Campus Canoas.
- Promover a elaboração coletiva da Política de Pesquisa do Campus Canoas.